CATI

Preparando Você para Vencer

Charles Souza

Instrutores
Charles profile

Charles Souza da Silva

Capitão PMES

Também conhecido como:
Charles
Nacionalidade:
Brasileiro
Natural de:
Vitória
Local onde atua:
Espírito Santo
Idade:
43 anos
Honra e Mérito:
Destaque Operacional - BME (out-dez/2006)
Amigo da ROTAM (2015)
Eternos Combatentes - BME (2015)

Currículo

O Capitão da PMES Charles de Souza é graduado em segurança pública (CFO) pela PMES (1998) e em Direito pela UVV (2002). É Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP e UVV/ES (2012) e pós-graduado (lato sensu) em Inteligência em Segurança Pública (SENASP/UVV - 2009) e Direito Público (FDV - 2006).

Sua formação conta com o curso de Cinofilia Básica (PMES/BME - Cia de Operações com Cães, 240 horas), Prevenção ao Uso Indevido de Drogas: diga sim à vida (UnB, 60 horas), Habilitação de Defesa Pessoal Policial (PMES/7º BPM, 240 horas), Motociclista Militar (PMES/BPRv, 120 horas), Controle de Distúrbios Civis (PMES, BME - Cia de Choque, 150 horas), Direito Internacional Humanitário (PMES e Cruz Vermelha Internacional/CFA, 216 horas), Operações Especiais (PMMG, 3ª Cia. de Missões Especiais, 4ª Reg. Mil. PMMG, 435 horas), Patrulhamento em Área de Alto Risco (PMERJ, Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE-PMERJ, 60 horas), Tiro Defensivo na Preservação da Vida - Método Giraldi, habilitação multiplicador (PMES, CFA, 2002).

Em sua experiência profissional, além de operativo da PMES em diferentes unidades, atuou como Instrutor do Curso de Formação de Soldados e de Habilitação de Sargentos (CFA-PMES), de Operações Táticas Motorizadas, de Cinotecnia Básica e Ações Táticas Especiais (BME-PMES) e de Cursos de Atualização de Procedimentos Operacionais para Agentes Comunitários de Segurança da Guarda Civil Municipal de Vitória (UVV).

Histórico

Charles Souza da Silva atua na Diretoria de Apoio Logístico – DAL da PMES há 3 anos, onde hoje é Chefe da Seção de Material Bélico – DAL/3. Formado oficial da PMES em 1998, Charles também é Bacharel em Direito e Mestre em Ciências Sociais pelas universidades PUC-SP e UVV/ES. Em sua carreira na PMES também esteve por 11 anos em atividade operacional no Batalhão de Missões Especiais – BME, 3 anos na Cia. de Operações com Cães, 3 anos na Cia. de Polícia de Choque, 3 anos na Cia. de Operações Táticas Motorizadas – onde foi SubComandante e 2 anos na Cia. de Operações Especiais – onde também foi SubComandante. Desde 2001 tem atuado como Instrutor na PMES, onde ministrou cursos de operações com cães (BME), armamento e equipamento, gerenciamento de crises e armamento não-letal, tiro policial, procedimentos operacionais de agentes comunitários de segurança da Guarda Civil Municipal de Vitória, além de disciplinas de policiamento ostensivo geral e patrulhamento em áreas de alto risco em cursos de formação de soldados, de habilitação de sargentos e de operações táticas motorizadas.

Participou do primeiro curso de Cinofilia na PMES em 1999, aprovado como primeiro colocado naquele curso, de onde veio a ser transferido para a Cia. de Operações com Cães do BME. Em 2006, como 1º Tenente, foi destaque operacional da Cia. de Operações Táticas Motorizadas – BME, também escolhido como destaque operacional de todo o BME no último trimestre daquele ano, sendo apreciados atributos seus como abnegação, combatividade e idealismo. Em 2014, foi agraciado com a honaria dos Eternos Combatentes do BME da PMES, concedida àqueles que auxiliaram na construção da história do BME, prestando à Unidade Especial relevantes serviços.

Na Mídia

Galeria

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar
avatar

wpDiscuz
Acompanhe os eventos do CATI

Agenda

Acompanhe o calendário de eventos do CATI. Participe!

Faça o login para a área do instrutor

Área do Instrutor

Acesso restrito

Instrutores do CATI

Instrutores

Saiba mais sobre os instrutores do CATI

Últimas Notícias

Hoje a noite o CATI está de volta no @Programa da Sabrina. Assistam hoje, às 21:30, na Record. Você também pode assistir ao vivo pelo link recordtv.r7.com/ao-vivo/aovivo-06042017 Não percam! ... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

Treinamento de ataque a aeronave e resgate de reféns no Aeroporto de Dallas/Fort Worth com a equipe SWAT do próprio aeroporto. ... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

Treinamento com a SWAT de Beaumont no uso tático de rifles e combate em ambientes confinados (CQB) ... Ver maisVer menos

Ver no Facebook