CATI

Preparando Você para Vencer

Charles Souza

Instrutores

Charles Souza da Silva

Capitão PMES

Também conhecido como:
Charles
Nacionalidade:
Brasileiro
Natural de:
Vitória
Local onde atua:
Espírito Santo
Idade:
43 anos
Honra e Mérito:
Destaque Operacional - BME (out-dez/2006)
Amigo da ROTAM (2015)
Eternos Combatentes - BME (2015)

Currículo

O Capitão da PMES Charles de Souza é graduado em segurança pública (CFO) pela PMES (1998) e em Direito pela UVV (2002). É Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP e UVV/ES (2012) e pós-graduado (lato sensu) em Inteligência em Segurança Pública (SENASP/UVV - 2009) e Direito Público (FDV - 2006).

Sua formação conta com o curso de Cinofilia Básica (PMES/BME - Cia de Operações com Cães, 240 horas), Prevenção ao Uso Indevido de Drogas: diga sim à vida (UnB, 60 horas), Habilitação de Defesa Pessoal Policial (PMES/7º BPM, 240 horas), Motociclista Militar (PMES/BPRv, 120 horas), Controle de Distúrbios Civis (PMES, BME - Cia de Choque, 150 horas), Direito Internacional Humanitário (PMES e Cruz Vermelha Internacional/CFA, 216 horas), Operações Especiais (PMMG, 3ª Cia. de Missões Especiais, 4ª Reg. Mil. PMMG, 435 horas), Patrulhamento em Área de Alto Risco (PMERJ, Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE-PMERJ, 60 horas), Tiro Defensivo na Preservação da Vida - Método Giraldi, habilitação multiplicador (PMES, CFA, 2002).

Em sua experiência profissional, além de operativo da PMES em diferentes unidades, atuou como Instrutor do Curso de Formação de Soldados e de Habilitação de Sargentos (CFA-PMES), de Operações Táticas Motorizadas, de Cinotecnia Básica e Ações Táticas Especiais (BME-PMES) e de Cursos de Atualização de Procedimentos Operacionais para Agentes Comunitários de Segurança da Guarda Civil Municipal de Vitória (UVV).

Histórico

Charles Souza da Silva atua na Diretoria de Apoio Logístico – DAL da PMES há 3 anos, onde hoje é Chefe da Seção de Material Bélico – DAL/3. Formado oficial da PMES em 1998, Charles também é Bacharel em Direito e Mestre em Ciências Sociais pelas universidades PUC-SP e UVV/ES. Em sua carreira na PMES também esteve por 11 anos em atividade operacional no Batalhão de Missões Especiais – BME, 3 anos na Cia. de Operações com Cães, 3 anos na Cia. de Polícia de Choque, 3 anos na Cia. de Operações Táticas Motorizadas – onde foi SubComandante e 2 anos na Cia. de Operações Especiais – onde também foi SubComandante. Desde 2001 tem atuado como Instrutor na PMES, onde ministrou cursos de operações com cães (BME), armamento e equipamento, gerenciamento de crises e armamento não-letal, tiro policial, procedimentos operacionais de agentes comunitários de segurança da Guarda Civil Municipal de Vitória, além de disciplinas de policiamento ostensivo geral e patrulhamento em áreas de alto risco em cursos de formação de soldados, de habilitação de sargentos e de operações táticas motorizadas.

Participou do primeiro curso de Cinofilia na PMES em 1999, aprovado como primeiro colocado naquele curso, de onde veio a ser transferido para a Cia. de Operações com Cães do BME. Em 2006, como 1º Tenente, foi destaque operacional da Cia. de Operações Táticas Motorizadas – BME, também escolhido como destaque operacional de todo o BME no último trimestre daquele ano, sendo apreciados atributos seus como abnegação, combatividade e idealismo. Em 2014, foi agraciado com a honaria dos Eternos Combatentes do BME da PMES, concedida àqueles que auxiliaram na construção da história do BME, prestando à Unidade Especial relevantes serviços.

Na Mídia

Galeria

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar
avatar
wpDiscuz
Acompanhe os eventos do CATI

Agenda

Acompanhe o calendário de eventos do CATI. Participe!

Faça o login para a área do instrutor

Área do Instrutor

Acesso restrito

Instrutores do CATI

Instrutores

Saiba mais sobre os instrutores do CATI

Últimas Notícias

Em novembro, dias 3 a 5, curso de Imobilizações Táticas do CATI em Anápolis-GO! As matrículas já estão abertas. Aproveite, pois esta é a terceira turma deste ano, mas as vagas são limitadas! Mais informações podem ser obtidas com Diogo Quintana, telefone (62) 98111-1880 (whatsapp) – e-mail goiania@cati.com.br ... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

Nossos amigos no Texas estão enfrentando uma crise realmente trágica com o Furacão Harvey. Eles têm nossas orações consigo e a nossa convicção de que com sua bravura e habilidades, seus policiais ajudarão a aliviar dos perigos que passam por suas cidades, como Dallas e Beaumont, tão queridas por nós da CATI. Encontramos o seu trabalho uma inspiração e esperamos que em breve vocês estejam em segurança novamente. Registramos aqui nossa gratidão a todas as pessoas que estão ajudando nesta situação e nossa disposição para ajudar da maneira que pudermos. ... Ver maisVer menos

Our friends in Texas are facing a really tragic crisis with the Harvey Hurricane. They have our prayers and belief that with their bravery and skills their police officers will help to relief the haza...

Ver no Facebook

CURSO DE DIREÇÃO TÁTICA - Aberto a Civis e Profissionais da Segurança (Pública e Privada) e Militares

O Curso será realizado em São Paulo, de 22 a 24 de Setembro!

INVISTA EM SUA CARREIRA PROFISSIONAL !
UM DE NOSSOS CURSOS MAIS AGUARDADOS - AS VAGAS SÃO LIMITADAS !

Dúvidas acesse: www.cati.com.br/direcao-tatica
Matricule-se em www.cati.com.br/matricula

Fale com o Representante em 11 959184832 (Whatsapp)
... Ver maisVer menos

Ver no Facebook