CATI

Preparando Você para Vencer

Hélio Pachá

Instrutores
pacha em uniforme e ação

José Hélio Cysneiros Pachá

Coronel PMRO/Instrutor

Também conhecido como:
Hélio Pachá
Nacionalidade:
Brasileiro
Natural de:
Rio de Janeiro
Local onde atua:
Rondônia (Polícia Militar)
Idade:
49 anos
Altura:
1,84m
Peso:
90kg
Cursos que ministra:
Imobilizações Táticas
Imobilizações Táticas Avançadas
Patrulhamento em Matas
Entradas Táticas Dinâmicas
Patrulhamento em Duplas
Honra e Mérito:
Medalha das Nações Unidas (Operação Onumoz em Moçambique) - 1994
Medalha do Mérito Tiradentes (bravura no exercício da função) - 1995
Medalha de Dedicação Policial Militar - 1996
Medalha do Mérito Policial Militar - 2000
Medalha das Nações Unidas (Operação UNMISET no Timor Leste) – 2003/2004
Comenda das Nações Unidas – 2004
Medalha do Forte do Príncipe da Beira (relevantes serviços prestados à PMRO) - 2005
Medalha Mérito D. Pedro II (por relevantes serviços prestados ao CBMRO) – 2006
Medalha do Mérito Gov. Jorge Teixeira (relevantes serviços prestados à SESDEC-RO)- 2011
Medalha do Mérito do Ensino da PMRO - 2012
Medalha do Mérito CATI – 2014
Medalha do Mérito da Companhia Independente de Trânsito/PMRO - 2016

Currículo

O Coronel Pachá após passar três anos como Oficial do Exercito no 16º RC Mec na Paraíba, já conta com 26 anos de serviço policial e nesse período atuou nas principais unidades operacionais da Polícia Militar de Rondônia, sendo a Companhia de Operações Especiais (COE), onde comandou o Grupo de Ações Táticas Especiais e posteriormente a própria COE, Comandou ainda o 1º e 6º BPM, foi Diretor de Ensino, Coordenador Regional de Policiamento da Capital e atualmente está na função de Gerente de Integração de Segurança Pública da Secretaria de Segurança.
Fora do país, em 1994 participou da missão de paz da ONU em Moçambique e em 2003 participou da missão de paz da ONU no Timor Leste.
No início de sua carreira especializou-se em Operações Especiais, tendo após tornar-se o 17º Caveira do Estado de Rondônia em 1991, participado de diversos outros cursos operacionais tais como: Cursos de Tiro Tático Avançado, Tiro Tático Israelense, Mergulho Autônomo, Defesa Pessoal, Imobilizações Táticas,  Paraquedista Policial e SWAT School nos Departamentos de SWAT de Dallas, San Marcos, Austin e Beaumont, no Texas/EUA.
Destaca-se em sua careira o fato de ter criado e implantado no ano 2000 os cursos e ações operacionais da Força Tática na PMRO, os quais produzem até hoje excelentes resultados no combate a criminalidade em todo o Estado.

Histórico

Em 2003, já com larga experiência na área de ensino, treinado em Imobilizações Táticas pelo CATI, teve a oportunidade de ministrar, com excelência notada pelo próprio Marcos do Val, instruções de Imobilizações Táticas a integrantes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) da Polícia Nacional do Timor Leste, durante a missão de paz que participava.
Naquela ocasião no Timor Leste, outros policiais internacionais também perceberam sua qualidade técnica e logo surgiu o convite para ministrar treinamentos aos 100 (cem) primeiros policiais chineses que estariam indo para uma missão de paz no Haiti, foi então que em 2006 o Cel Pachá foi a China e ministrou aos chineses os seguintes treinamentos que o CATI promove: Imobilizações Táticas, Técnicas de Progressão em Favelas, Patrulhamento a pé e embarcado em áreas de alto risco e ainda Abordagens a Edificações e Combate em Ambiente Confinado.
Na PMRO foi instrutor de todos os cursos de operações especiais ocorridos desde 1996, além disso, implantou os seguintes cursos e treinamentos para a Instituição: Técnicas Policiais em Dupla, Técnicas em Baixa Luminosidade, Técnicas de abordagens e imobilizações, Técnicas de retenção e desarmes de armas.  Pela América do Sul, ministrou cursos do CATI no Uruguai e Bolívia.

Na mídia

Galeria

Vídeos

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar
avatar

wpDiscuz
Acompanhe os eventos do CATI

Agenda

Acompanhe o calendário de eventos do CATI. Participe!

Faça o login para a área do instrutor

Área do Instrutor

Acesso restrito

Instrutores do CATI

Instrutores

Saiba mais sobre os instrutores do CATI

Últimas Notícias

Olá Catianos! O Curso de Imobilizações Táticas será realizado em breve e as vagas estão se encerrando. Gostaria de confirmar com você o interesse em participar e juntar-se a nossa família !

O curso terá duração de 3 dias, emitirá certificado ao término, custa 750 Reais podendo ser parcelado em até 12x. O curso será realizado na capital, São Paulo, na Atlética da Universidade Cruzeiro do Sul, de 28 a 30 de julho!

O procedimento de inscrição é simples:
1 Matricular-se em www.cati.com.br/matricula
2 Efetivar o pagamento da forma que escolher
3 Providenciar cópia de funcional (de Profissional na Segurança, Guarda Municipal, etc.) e de Antecedentes Criminais (não são requeridos para profissões cujos antecedentes são presumidos, como forças policiais e afins); e enviá-los a saopaulo@cati.com.br

Mais informações em www.cati.com.br/imobilizacoes-taticas ou em contato com o representante do CATI São Paulo - SP Regional
... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

Vocês já conferiram que há matrículas abertas para o curso de Imobilizações Táticas em São Paulo? A ser realizado na Atlética Prof. Gilberto Padovese da Universidade Cruzeiro do Sul, de 28 a 30 de julho de 2017 o CATI irá promover este curso para guardas municipais, vigilantes, policiais e demais profissionais da segurança pública e privada, aproveitem as vagas ainda abertas enquanto ainda dá tempo! Matriculem-se em www.cati.com.br/matricula ou entrem em contato com Carlos Pires e o CATI São Paulo - SP Regional, pelo facebook ou pelo telefone/whatsapp (11) 99816-3638 (vivo) ou (11) 95918-4832 (tim)! ... Ver maisVer menos

CURSO DE IMOBILIZAÇÕES TÁTICAS - CATI Police Training. Curso Aberto a Profissionais da Segurança Pública, Privada e Militares. Matricule-se em www.cati.com.br/matricula . Mais informações em ww...

Ver no Facebook

O CATI realizará em São Paulo, nos dias 28 a 30 de Julho, o curso de imobilizações Táticas. Ainda há tempo para se matricular - acesse o link www.cati.com.br/matricula e inscreva-se já, as vagas são limitadas! Você pode realizar o pagamento à vista, por depósito bancário, ou em até 12x no cartão pelo pagseguro. Para maiores informações entrem em contato com Carlos Pires, (11) 99816-3638 (vivo) ou (11) 95918-4832 (tim), ambos com whatsapp, ou pelo e-mail saopaulo@cati.com.br, aproveitem! ... Ver maisVer menos

Nos dias 28 a 30 de Julho o CATI irá realizar o curso de Imobilizações Táticas na capital de São Paulo. As matrículas já estão abertas - você pode realizar sua inscrição pelo link www.cati....

Ver no Facebook