CATI

Preparando Você para Vencer

Hélio Pachá

Instrutores
pacha em uniforme e ação

José Hélio Cysneiros Pachá

Coronel PMRO/Instrutor

Também conhecido como:
Hélio Pachá
Nacionalidade:
Brasileiro
Natural de:
Rio de Janeiro
Local onde atua:
Rondônia (Polícia Militar)
Idade:
49 anos
Altura:
1,84m
Peso:
90kg
Cursos que ministra:
Imobilizações Táticas
Imobilizações Táticas Avançadas
Patrulhamento em Matas
Entradas Táticas Dinâmicas
Patrulhamento em Duplas
Honra e Mérito:
Medalha das Nações Unidas (Operação Onumoz em Moçambique) - 1994
Medalha do Mérito Tiradentes (bravura no exercício da função) - 1995
Medalha de Dedicação Policial Militar - 1996
Medalha do Mérito Policial Militar - 2000
Medalha das Nações Unidas (Operação UNMISET no Timor Leste) – 2003/2004
Comenda das Nações Unidas – 2004
Medalha do Forte do Príncipe da Beira (relevantes serviços prestados à PMRO) - 2005
Medalha Mérito D. Pedro II (por relevantes serviços prestados ao CBMRO) – 2006
Medalha do Mérito Gov. Jorge Teixeira (relevantes serviços prestados à SESDEC-RO)- 2011
Medalha do Mérito do Ensino da PMRO - 2012
Medalha do Mérito CATI – 2014
Medalha do Mérito da Companhia Independente de Trânsito/PMRO - 2016

Currículo

O Coronel Pachá após passar três anos como Oficial do Exercito no 16º RC Mec na Paraíba, já conta com 26 anos de serviço policial e nesse período atuou nas principais unidades operacionais da Polícia Militar de Rondônia, sendo a Companhia de Operações Especiais (COE), onde comandou o Grupo de Ações Táticas Especiais e posteriormente a própria COE, Comandou ainda o 1º e 6º BPM, foi Diretor de Ensino, Coordenador Regional de Policiamento da Capital e atualmente está na função de Gerente de Integração de Segurança Pública da Secretaria de Segurança.
Fora do país, em 1994 participou da missão de paz da ONU em Moçambique e em 2003 participou da missão de paz da ONU no Timor Leste.
No início de sua carreira especializou-se em Operações Especiais, tendo após tornar-se o 17º Caveira do Estado de Rondônia em 1991, participado de diversos outros cursos operacionais tais como: Cursos de Tiro Tático Avançado, Tiro Tático Israelense, Mergulho Autônomo, Defesa Pessoal, Imobilizações Táticas,  Paraquedista Policial e SWAT School nos Departamentos de SWAT de Dallas, San Marcos, Austin e Beaumont, no Texas/EUA.
Destaca-se em sua careira o fato de ter criado e implantado no ano 2000 os cursos e ações operacionais da Força Tática na PMRO, os quais produzem até hoje excelentes resultados no combate a criminalidade em todo o Estado.

Histórico

Em 2003, já com larga experiência na área de ensino, treinado em Imobilizações Táticas pelo CATI, teve a oportunidade de ministrar, com excelência notada pelo próprio Marcos do Val, instruções de Imobilizações Táticas a integrantes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) da Polícia Nacional do Timor Leste, durante a missão de paz que participava.
Naquela ocasião no Timor Leste, outros policiais internacionais também perceberam sua qualidade técnica e logo surgiu o convite para ministrar treinamentos aos 100 (cem) primeiros policiais chineses que estariam indo para uma missão de paz no Haiti, foi então que em 2006 o Cel Pachá foi a China e ministrou aos chineses os seguintes treinamentos que o CATI promove: Imobilizações Táticas, Técnicas de Progressão em Favelas, Patrulhamento a pé e embarcado em áreas de alto risco e ainda Abordagens a Edificações e Combate em Ambiente Confinado.
Na PMRO foi instrutor de todos os cursos de operações especiais ocorridos desde 1996, além disso, implantou os seguintes cursos e treinamentos para a Instituição: Técnicas Policiais em Dupla, Técnicas em Baixa Luminosidade, Técnicas de abordagens e imobilizações, Técnicas de retenção e desarmes de armas.  Pela América do Sul, ministrou cursos do CATI no Uruguai e Bolívia.

Na mídia

Galeria

Vídeos

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar
avatar
wpDiscuz
Acompanhe os eventos do CATI

Agenda

Acompanhe o calendário de eventos do CATI. Participe!

Faça o login para a área do instrutor

Área do Instrutor

Acesso restrito

Instrutores do CATI

Instrutores

Saiba mais sobre os instrutores do CATI

Últimas Notícias

Em dezembro, dias 15 a 17, haverá curso de Imobilizações Táticas do CATI em São Luís-MA! As matrículas já estão abertas. Aproveite, pois esta é a terceira turma deste ano, mas as vagas são limitadas! Mais informações podem ser obtidas com Marcelo Jorge, telefone (98) 99934-2345 (whatsapp) ou (98) 98135-5755 – e-mail saoluis@cati.com.br ... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

Em novembro, dias 3 a 5, curso de Imobilizações Táticas do CATI em Anápolis-GO! As matrículas já estão abertas. Aproveite, pois esta é a terceira turma deste ano, mas as vagas são limitadas! Mais informações podem ser obtidas com Diogo Quintana, telefone (62) 98111-1880 (whatsapp) – e-mail goiania@cati.com.br ... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

Nossos amigos no Texas estão enfrentando uma crise realmente trágica com o Furacão Harvey. Eles têm nossas orações consigo e a nossa convicção de que com sua bravura e habilidades, seus policiais ajudarão a aliviar dos perigos que passam por suas cidades, como Dallas e Beaumont, tão queridas por nós da CATI. Encontramos o seu trabalho uma inspiração e esperamos que em breve vocês estejam em segurança novamente. Registramos aqui nossa gratidão a todas as pessoas que estão ajudando nesta situação e nossa disposição para ajudar da maneira que pudermos. ... Ver maisVer menos

Our friends in Texas are facing a really tragic crisis with the Harvey Hurricane. They have our prayers and belief that with their bravery and skills their police officers will help to relief the haza...

Ver no Facebook