CATI

Preparando Você para Vencer

Reciclagem Anual para Agentes de Segurança

Projetos

Os Cursos de Reciclagem Anual para Agentes de Segurança do Poder Judiciário são treinamentos regularmente constituídos de 30 horas de instrução e um Teste de Condicionamento Físico, voltados para a capacitação e reciclagem da formação de Agentes de Segurança do Poder Judiciário, bem como outros servidores que encontrem demandas semelhantes, ministrados pelos instrutores do CATI, visando o aprimoramento das habilidades dos referidos agentes e atendendo ao requisito de manutenção da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS).

A contratação do CATI para promover o Curso de Reciclagem Anual para Agentes de Segurança, prevista no Anexo III da Portaria Conjunta do STF e CNJ nº 1/2007, em regulamento do Art. 26 da lei 11.416/2006 pode ser realizada conforme o §5º do Art. 3º do Anexo referido, assim como também está previsto na Resolução 108/12 do CNJ, §5º do Art.5º.  Ao promover este treinamento realiza-se uma formação continuada, fundamento de toda instrução no Brasil, alcançando assim a performance ideal dos profissionais, garantida por uma empresa de treinamento de renome e práticas idôneas, sérias, que além de revisitarem os elementos essenciais do treinamento dos profissionais de segurança da Seção Judiciária, trazem elementos únicos de sua experiência mundial para os mesmos. O Curso também garante acesso dos empregados ao direito que a lei lhes estabelece (Art. 17 da lei 11.416/2006), sendo assim também adequada a natureza do treinamento à finalidade prevista na lei.

Os treinamentos de proteção de autoridades desenvolvidos e conduzidos pelo CATI acumulam experiência obtida no exterior, em especial junto às equipes de operações táticas (SWAT) do Texas, e já foram treinadas equipes de segurança de autoridades importantes internacionais e nacionais, incluindo dentre estas equipes do STF, STJ, CJF, além de vários outros tribunais, órgãos do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Como realizar um Curso de Reciclagem Anual para Agentes de Segurança

O CATI será o responsável em fornecer os instrutores capacitados, equipe de apoio operacional e equipe de apoio administrativo. Os cursos terão caráter teórico prático, com exposição de conteúdo em forma de palestras, utilizando meios audiovisuais e diálogo em sala de aula/auditório, assim como também em forma de operações práticas, individuais ou em grupo, quando necessário. Os exercícios práticos poderão ser realizados inclusive no local de atividades profissional dos participantes, em simulações a fim de integrar o conhecimento à prática cotidiana. Os alunos serão avaliados quanto à sua aptidão física no decorrer do curso para a certificação da aptidão física em nossos certificados.

Considerando as diretrizes para a realização dos cursos de reciclagem anuais para agentes de segurança, o CATI propõe a sua realização de duas formas por meio de nossos instrutores. Uma é a seleção de um de nossos diversos cursos de 30 horas de duração, como Imobilizações Táticas ou Direção Tática Avançada para se obter um treinamento mais completo e que tanto revisa habilidades fundamentais dos agentes, quanto acrescenta recursos técnicos e táticos para seu repertório a disposição da segurança judiciária. Contudo, como curso de reciclagem anual, além das 30 horas regulares de conteúdo programático previsto, um teste de aptidão físico é realizado, com a duração de aproximadamente 4 horas para sua completa realização e com a devida supervisão. Desta maneira, é possível ao longo dos anos seguintes, formar uma grade de cursos de 30 horas revezando os gêneros de cursos realizados em um ciclo rotativo que constitui uma renovada formação dos agentes.

Outra opção disponível para os tribunais, seções judiciárias e outros órgãos públicos é a de constituir um projeto modular ou customizado. Há módulos, minicursos, que são versões compactas da ementa de cursos do CATI que têm duração de 10 horas cada, de modo que 3 minicursos podem ser reunidos, ou ainda, um curso regular de 20 horas e outro minicurso, a fim de formar a carga horária mínima (30 horas) devida para um curso de reciclagem. Caso a necessidade de treinamento ainda não possa ser constituída pela seleção destes módulos, um projeto customizado com um conteúdo específico pode ser requisitado ao Representante Estadual do CATI de sua região – ou ao próprio CATI Brasil, que irá tratar da questão com o máximo de urgência possível.

Teste de Aptidão Física ou Teste de Condicionamento Físico

O TCF (ou TAF) aferirá se os alunos detêm a resistência muscular, cardiorrespiratória e flexibilidade mínimas para o exercício seguro de suas atividades, observando a faixa etária e gênero do aluno, em acordo com os requisitos praticados pelo órgão que requer o treinamento.  Para realizar os cursos com atividades práticas do Programa de Reciclagem Anual e realizar os testes de condicionamento físico, os alunos deverão deter laudo médico, emitido sob responsabilidade da Contratante, informando se está apto a participar. Por outro lado, via de regra, fica sob a responsabilidade do CATI a presença de pronto atendimento médico durante a realização dos testes de condicionamento físico.

Este curso em geral tem carga horária total de treinamento de 30 horas, com mais 4 horas de atividades relacionadas ao Teste de Condicionamento Físico.

Acompanhe os eventos do CATI

Agenda

Acompanhe o calendário de eventos do CATI. Participe!

Últimas Notícias

Em dezembro, dias 15 a 17, haverá curso de Imobilizações Táticas do CATI em São Luís-MA! As matrículas já estão abertas. Aproveite, pois esta é a terceira turma deste ano, mas as vagas são limitadas! Mais informações podem ser obtidas com Marcelo Jorge, telefone (98) 99934-2345 (whatsapp) ou (98) 98135-5755 – e-mail saoluis@cati.com.br ... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

Em novembro, dias 3 a 5, curso de Imobilizações Táticas do CATI em Anápolis-GO! As matrículas já estão abertas. Aproveite, pois esta é a terceira turma deste ano, mas as vagas são limitadas! Mais informações podem ser obtidas com Diogo Quintana, telefone (62) 98111-1880 (whatsapp) – e-mail goiania@cati.com.br ... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

Nossos amigos no Texas estão enfrentando uma crise realmente trágica com o Furacão Harvey. Eles têm nossas orações consigo e a nossa convicção de que com sua bravura e habilidades, seus policiais ajudarão a aliviar dos perigos que passam por suas cidades, como Dallas e Beaumont, tão queridas por nós da CATI. Encontramos o seu trabalho uma inspiração e esperamos que em breve vocês estejam em segurança novamente. Registramos aqui nossa gratidão a todas as pessoas que estão ajudando nesta situação e nossa disposição para ajudar da maneira que pudermos. ... Ver maisVer menos

Our friends in Texas are facing a really tragic crisis with the Harvey Hurricane. They have our prayers and belief that with their bravery and skills their police officers will help to relief the haza...

Ver no Facebook