CATI

Preparando Você para Vencer

Quem Somos

Sobre o CATI

O CATI – Centro Avançado em Técnicas de Imobilização foi desenvolvido, desde a sua criação, com o objetivo de tornar mais seguro e eficiente o dia-a-dia dos profissionais da segurança.

Nossas principais preocupações e motivações são, e sempre serão:

  • a preservação da vida;
  • o respeito aos direitos humanos;
  • o trabalho em equipe e;
  • a eficácia na manutenção da segurança.

O CATI – Treinamento Policial é uma das únicas empresas no mundo que realiza treinamentos corpo-a-corpo com policiais. A eficácia de nossas técnicas é comprovada a cada dia nos diversos departamentos de polícia no Brasil, Estados Unidos, Europa e em vários outros países cujos policiais treinamos.

O CATI – Treinamento Policial possui acesso exclusivo que alcança equipes da SWAT (acrônimo em inglês para Special Weapons And Tactics – Armas e Táticas Especiais) e do D.E.A. (Polícia Federal Americana), nos EUA, tendo ainda realizado treinamentos de urgência para os soldados norte-americanos que foram combater no Afeganistão.

Com o lema “treinar para vencer”, os alunos que passam pelos nossos cursos aprovam e consideram as técnicas desenvolvidas pelo CATI – Treinamento Policial como das melhores e mais realísticas já aprendidas. Em reflexão sobre nossos objetivos e métodos, sabemos que quando treinamos fisicamente, temos que fazê-lo duramente para gerar ganhos. Quando treinar fisicamente ou mentalmente: treine propriamente, treine duro, treine sempre, treine para vencer e lembre-se: quanto mais suor derramado em treinamento, menos sangue será derramado em batalha.

Devido ao grande sucesso internacional, o CATI – Treinamento Policial conta com uma rede que alcança locais como o Texas nos EUA à França, Portugal, Uruguai, Equador e Paraguai, mas sua sede hoje se encontra em Vitória (Espírito Santo / Brasil) e suas atividades se espalham por todo o país, com um sistema que visa alcançar cada região da federação. Os treinamentos são realizados tanto aqui no Brasil como no exterior, contando com o suporte de parceiros, fornecedores e bases especializadas para os cursos acontecerem.
_MG_5728A nossa primeira base foi erguida no município da Serra (Espírito Santo), onde eram reproduzidas situações reais do dia-a-dia e de risco policial. Em suas atividades o CATI já montou uma sede nos Estados Unidos e manteve escritório em Lisboa, em Portugal.

Entre os treinamentos oferecidos pelo CATI encontram-se técnicas originais, como as técnicas de imobilizações táticas que foram gravadas em seu nome, conteúdos desenvolvidos em parceria com equipes da SWAT (acrônimo em inglês para Special Weapons And Tactics – Armas e Táticas Especiais), forças policiais nacionais como o BOPE (Batalhão de Operações Especiais, da PM-RJ e também policiais da América do Sul e Europa.

O Treinamento de Imobilizações Táticas

As aulas de imobilizações táticas ministradas pelo CATI – Treinamento Policial ofereceram aos profissionais de segurança pública a possibilidade de controlar infratores sem o uso de agressão física, assim como métodos que reduzem o risco a que se expõem e a eficácia na proteção de vítimas de violências em andamento, este é um objetivo fundamental do CATI. As técnicas de imobilizações táticas do CATI se revelam extremamente eficientes nas abordagens de pessoas drogadas e/ou com distúrbios mentais que estejam reagindo à prisão, resgates de reféns, entre outras situações de risco.
Em momentos como esses, o mais comum, até então, era que o policial atuasse de forma agressiva, o que não mais acontece depois de se aprender tais técnicas. Com os cursos do CATI – Treinamento Policial, portanto, está sendo possível controlar os infratores sem o uso de agressividade, evitando, inclusive, processos por lesões corporais (art. 129 do Código Penal Brasileiro).

Métodos e Práticas

O CATI – Treinamento Policial busca métodos de eficácia comprovada e mais eficientes. Em treinamentos táticos, ao final do curso, o profissional de segurança é induzido ao estresse, ao medo e a raiva, sem lhe dar oportunidade de uso do raciocínio ponderado, levando-o ao limite da emoção, quando é feita a sua avaliação dos conhecimentos de reação que foram absorvidos. A prontidão, essencial à atuação profissional segura, é testada bem como os conhecimentos adquiridos.

A avaliação tem como finalidade principal a análise da resposta do aluno às mais diversas situações de ansiedade, medo, raiva e perigo. O aluno deverá demonstrar total segurança e controle das técnicas apreendidas durante o curso neste exercício final.

O aluno é prepara_MG_5206do preliminarmente e gradativamente, aumentando-se a tensão que envolve várias situações policiais, tais como “estouro de aparelho” e resgate de reféns confinados em locais de difícil acesso ou de perigos aparentes. Enfim, situações que envolvem raciocínio lógico e rápido, ações inteligentes e objetivas. Busca-se o inesperado, com policiais inteligentes e respostas contundentes e eficazes. É uma forma de avaliação de aprendizado inédita e exclusiva no Brasil. Os critérios adotados baseiam-se em estudos psicológicos realizados por médicos e psicoterapeutas formados no Japão e Estados Unidos.

Últimas Notícias

Hoje a noite o CATI está de volta no @Programa da Sabrina. Assistam hoje, às 21:30, na Record. Você também pode assistir ao vivo pelo link recordtv.r7.com/ao-vivo/aovivo-06042017 Não percam! ... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

Treinamento de ataque a aeronave e resgate de reféns no Aeroporto de Dallas/Fort Worth com a equipe SWAT do próprio aeroporto. ... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

Treinamento com a SWAT de Beaumont no uso tático de rifles e combate em ambientes confinados (CQB) ... Ver maisVer menos

Ver no Facebook