História do CATI
História do CATI
O CATI – Treinamento Policial foi fundado em 7 de setembro de 1999, em Vitória, no Espírito Santo/Brasil, pelo professor brasileiro e faixa preta segundo Dan em Aikido, Marcos do Val. A empresa nasceu com a proposta de realizar treinamentos objetivos e ofensivos, preparando policiais para atuarem em situações de alto risco.
Sempre atento às ocorrências policiais pelo mundo, onde sempre era possível observar o uso de violência exagerada e muitas mortes, geralmente ocasionadas pela falta de técnicas específicas, Marcos do Val visualizou a possibilidade de utilizar os ensinamentos do Aikido para desenvolver uma técnica adaptada ao exercício do policiamento urbano. Nasceu então o curso de Imobilizações Táticas, carro-chefe da empresa.
Os primeiros treinamentos foram realizados na Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol) e, graças ao sucesso conquistado, o curso de Imobilizações Táticas transformou-se em matéria obrigatória da corporação. A disciplina não está relacionada à Defesa Pessoal, mas é uma técnica que deve ser utilizada de forma ofensiva nas ações policiais.
No ano 2000, o CATI chegou à SWAT no Texas e por diversas vezes seus instrutores ofereceram serviços aos policiais americanos e também aprenderam com eles, bem como os convidaram a ensinar policiais brasileiros, fundando esta duradoura parceria entre o CATI e a SWAT.
Hino Oficial do CATI
Estou no CATI, sou guerreiro
Vim aqui me aprimorar
Com este conhecimento
De violência não vou precisar
Sociedade está cobrando
Uma postura Policial
E com muita coerência
Dominamos o marginal
Somos a nova turma e
Viemos para provar
Não devemos para as outras
Nem para qualquer que virá
Durante os dias de curso
Lesões, eu até sofri
Superei com minha força
Para poder estar aqui
E agora toda a suga
Tentará me derrubar
Mas com minha perseverança
Ao final vou triunfar.
CATI!
BRASIL!