Hélio Pachá
InstrutoresJosé Hélio Cysneiros Pachá
Coronel PMRO/Instrutor
- Também conhecido como:
- Hélio Pachá
- Nacionalidade:
- Brasileiro
- Natural de:
- Rio de Janeiro
- Local onde atua:
- Rondônia (Polícia Militar)
- Idade:
- 49 anos
- Altura:
- 1,84m
- Peso:
- 90kg
- Cursos que ministra:
- Imobilizações Táticas
- Imobilizações Táticas Avançadas
- Patrulhamento em Matas
- Entradas Táticas Dinâmicas
- Patrulhamento em Duplas
- Honra e Mérito:
- Medalha das Nações Unidas (Operação Onumoz em Moçambique) - 1994
- Medalha do Mérito Tiradentes (bravura no exercício da função) - 1995
- Medalha de Dedicação Policial Militar - 1996
- Medalha do Mérito Policial Militar - 2000
- Medalha das Nações Unidas (Operação UNMISET no Timor Leste) – 2003/2004
- Comenda das Nações Unidas – 2004
- Medalha do Forte do Príncipe da Beira (relevantes serviços prestados à PMRO) - 2005
- Medalha Mérito D. Pedro II (por relevantes serviços prestados ao CBMRO) – 2006
- Medalha do Mérito Gov. Jorge Teixeira (relevantes serviços prestados à SESDEC-RO)- 2011
- Medalha do Mérito do Ensino da PMRO - 2012
- Medalha do Mérito CATI – 2014
- Medalha do Mérito da Companhia Independente de Trânsito/PMRO - 2016
Currículo
O Coronel Pachá após passar três anos como Oficial do Exercito no 16º RC Mec na Paraíba, já conta com 26 anos de serviço policial e nesse período atuou nas principais unidades operacionais da Polícia Militar de Rondônia, sendo a Companhia de Operações Especiais (COE), onde comandou o Grupo de Ações Táticas Especiais e posteriormente a própria COE, Comandou ainda o 1º e 6º BPM, foi Diretor de Ensino, Coordenador Regional de Policiamento da Capital e atualmente está na função de Gerente de Integração de Segurança Pública da Secretaria de Segurança.
Fora do país, em 1994 participou da missão de paz da ONU em Moçambique e em 2003 participou da missão de paz da ONU no Timor Leste.
No início de sua carreira especializou-se em Operações Especiais, tendo após tornar-se o 17º Caveira do Estado de Rondônia em 1991, participado de diversos outros cursos operacionais tais como: Cursos de Tiro Tático Avançado, Tiro Tático Israelense, Mergulho Autônomo, Defesa Pessoal, Imobilizações Táticas, Paraquedista Policial e SWAT School nos Departamentos de SWAT de Dallas, San Marcos, Austin e Beaumont, no Texas/EUA.
Destaca-se em sua careira o fato de ter criado e implantado no ano 2000 os cursos e ações operacionais da Força Tática na PMRO, os quais produzem até hoje excelentes resultados no combate a criminalidade em todo o Estado.
Histórico
Em 2003, já com larga experiência na área de ensino, treinado em Imobilizações Táticas pelo CATI, teve a oportunidade de ministrar, com excelência notada pelo próprio Marcos do Val, instruções de Imobilizações Táticas a integrantes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) da Polícia Nacional do Timor Leste, durante a missão de paz que participava.
Naquela ocasião no Timor Leste, outros policiais internacionais também perceberam sua qualidade técnica e logo surgiu o convite para ministrar treinamentos aos 100 (cem) primeiros policiais chineses que estariam indo para uma missão de paz no Haiti, foi então que em 2006 o Cel Pachá foi a China e ministrou aos chineses os seguintes treinamentos que o CATI promove: Imobilizações Táticas, Técnicas de Progressão em Favelas, Patrulhamento a pé e embarcado em áreas de alto risco e ainda Abordagens a Edificações e Combate em Ambiente Confinado.
Na PMRO foi instrutor de todos os cursos de operações especiais ocorridos desde 1996, além disso, implantou os seguintes cursos e treinamentos para a Instituição: Técnicas Policiais em Dupla, Técnicas em Baixa Luminosidade, Técnicas de abordagens e imobilizações, Técnicas de retenção e desarmes de armas. Pela América do Sul, ministrou cursos do CATI no Uruguai e Bolívia.
Na mídia
Galeria
Vídeos
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!